Pós-Graduação em Contabilid... Finanças
Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças

Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças

O Departamento de Gestão lança este ano a 1ª edição da Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças.

O curso de Pós Graduação em Contabilidade e Finanças está concebido e estruturado, tendo em conta os novos desafios com que se deparam os profissionais das áreas da Contabilidade e das Finanças, decorrentes da entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), o qual configura uma mudança de paradigma da Contabilidade, num ambiente de globalização tendencialmente mais exigente e multidisciplinar.

O SNC vem, assim, privilegiar a produção de informação financeira, aumentando a utilidade das demonstrações financeiras e contribuindo para o alargamento do campo de actuação da Contabilidade, sobretudo no que concerne à sua adequação às necessidades de decisão dos agentes do sistema financeiro.

Em paralelo, assiste-se a uma crescente turbulência ao nível da actuação nos mercados de capitais, onde a chamada crise do subprime é um bom exemplo, exigindo, aos profissionais, sólidos conhecimentos e domínio das técnicas de financiamento, de gestão dos riscos operacionais e financeiros e do funcionamento dos mercados.

Destinatários

A Pós Graduação destina-se a Técnicos Oficiais de Contas e Licenciado em Gestão, Economia e áreas afins dispostos a aceitar desafios e com capacidade para desenvolverem ou aprofundarem conhecimentos das áreas da Contabilidade e das Finanças. Em particular, o curso está orientado para a formação e especialização dos seguintes profissionais:

- Técnicos Oficiais de Contas;

- Auditores e Revisores Oficiais de Contas;

- Administradores de Empresas;

- Directores Financeiros e Controladores de Gestão;

- Analistas Financeiros e Analistas de Risco de Crédito;

- Consultores Fiscais e de Gestão.

Objectivos

Como objectivo geral do curso destaca-se a formação de Profissionais com um domínio das matérias contabilísticas ao nível dos mais altos padrões de rigor e competência técnica, em vigor na União Europeia, bem como da articulação entre as áreas da Contabilidade e das Finanças Empresariais, devidamente complementada com conhecimentos nas áreas da Fiscalidade, do Direito, da Auditoria, entre outras.

Em particular, pretende-se proporcionar aos Alunos uma especialização avançada na interpretação e aplicação das normas internacionais de contabilidade (IAS/IFRS) e das normas contabilísticas e de relato financeiro (NCRF) do SNC e no domínio das técnicas de avaliação de empresas e análise de investimentos reais e financeiros.

Funcionamento do Curso

O curso tem a duração máxima de dois semestres lectivos e está organizado pelo sistema de ECTS. A concessão da Pós-Graduação depende da frequência e aprovação nas unidades curriculares que integram o curso, o que corresponde à obtenção de um mínimo de 60 ECTS. As aulas serão leccionadas às Sextas-Feiras das 17.00 às 21.00 e aos Sábados das 9.00 às 13.00 horas por docentes do Departamento de Gestão e de Economia, da Universidade de Évora, e por alguns especialistas em áreas chave do curso.

Candidaturas

Nos Serviços Académicos da Universidade de Évora (www.sac.uevora.pt), entre o dia 23 de Agosto e 15 de Setembro. A taxa de matrícula ascende a 100 euros e o valor total das propinas é de 1.500 euros.

Comissão de Curso

Prof. Doutor Jacinto Vidigal da Silva (jsilva@uevora.pt)

Profª Doutora Ana Fialho (afialho@uevora.pt)

Profª Doutora Marta Silvério (mcs@uevora.pt)

Plano de Estudos

1º Semestre

Unidades Curriculares

Contabilidade Financeira Avançada I

Novos Desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão

Finanças Empresariais

Investimentos em Activos Financeiros

Optativa

2º Semestre

Unidades Curriculares

Contabilidade Financeira Avançada II

Fiscalidade Empresarial II

Futuros e Opções

Avaliação de Empresas

Optativa

Optativas:

Banca e Seguros, Opções Reais, Investimentos Internacionais, Finanças Internacionais, Modelização Financeira, Gestão de Riscos, Mercados Financeiros e Taxas de Juro, Fiscalidade Empresarial I, Relato Financeiro e de Sustentabilidade, Contabilidade Internacional, Direito da Empresa, Auditoria Avançada e Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação Contabilísticos.

publicado a: 22/07/2010 15:01