Equipa de docentes da Universidade de Évora integra Projeto sobre Empreendedorismo na EUROACE.

No decurso das atividades da XXV Edição da Fehispor – Feria Multisectorial de España y Portugal, realizou-se a II Reunião do Plenário Euroace, na qual foi transmitida a Presidência da Região EUROACE da Extremadura para o Alentejo, em ato formal concretizado entre o Presidente do Governo da Extremadura, José António Monago, e o Presidente da CCDRA, António Costa Dieb. Nesta sessão foi apresentado o 1º Relatório sobre Empreendedorismo na Euro-Região Euroace 2014, que contempla os territórios fronteiriços da Extremadura (Espanha), do Alentejo e da Região Centro de Portugal.

Euro-região EUROACE (Alentejo, Região Centro e Extremadura)

No decurso das atividades da XXV Edição da Fehispor – Feria Multisectorial de España y Portugal, que decorreu entre 27 e 30 de novembro em Badajoz, realizou-se no dia 28 a II Reunião do Plenário Euroace, na qual foi transmitida a Presidência da Região EUROACE da Extremadura para o Alentejo, em ato formal concretizado entre o Presidente do Governo da Extremadura, José António Monago, e o Presidente da CCDRA, António Costa Dieb. Nesta sessão foi apresentado o 1º Relatório sobre Empreendedorismo na Euro-Região Euroace 2014, que contempla os territórios fronteiriços da Extremadura (Espanha), do Alentejo e da Região Centro de Portugal.

A apresentação do relatório, elaborado através da metodologia GEM - Global Entrepreneurship Monitor (www.gemconsortium.org), foi feita por Ricardo Hernández Mogollón, Professor Catedrático da Universidad de Extremadura e Presidente do GEM Extremadura e España (na foto). De salientar que o Projeto GEM, sedeado em Boston, é o maior estudo atual de empreendedorismo a nível mundial, tendo como objetivo avaliar as atitudes e aspirações empreendedoras das populações num conjunto muito alargado de países. Atualmente o Projeto GEM cobre 75% da população mundial e 89% do PIB mundial.

É a primeira vez em todo o mundo que se elabora um relatório com a metodologia GEM para analisar a atividade empreendedora regional transfronteiriça. Este relatório EUROACE é o resultado prático do trabalho conjunto de equipas de investigação da Universidad de Extremadura (Espanha), da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora. Os trabalhos são coordenados por Ricardo Mogollón (Professor da Universidad de Extremadura), Mário Raposo (Professor da Universidade da Beira Interior) e António de Sousa (Professor da Universidade de Évora). A equipa da Universidade de Évora é constituída pelos Professores António de Sousa (coordenador para o Alentejo), Jorge Casas Novas, Rui Quaresma e Rui Fragoso, todos docentes do Departamento de Gestão. O relatório será, brevemente, objeto de apresentação pública também no Alentejo e na Região Centro de Portugal.

Publicado em 04.12.2014