Turismo S. Tomé
Universidade de Évora abre cursos em São Tomé e Príncipe

A Universidade de Évora (UE) inicia neste ano o funcionamento de cursos de Doutoramento e Mestrado em S. Tomé e Príncipe. A Reitora da UE, Professora Ana Costa Freitas, encontra-se desde o dia 06 de outubro nesse país equatorial para uma visita institucional, cujo momento mais significativo é a cerimónia de abertura oficial do ano letivo.

Visando a formação e a capacitação científica de quadros superiores em S. Tomé e Príncipe,  esta cooperação assenta, num primeiro momento, na formação avançada em Ciências da Educação (Doutoramento) e no Mestrado em Gestão - especialização em Finanças.

Segundo a Reitora da UE “este é para nós um enorme desafio, que se inscreve num quadro já longo de cooperação da nossa Universidade com S. Tomé e Príncipe”.

Recorde-se que no passado mês de abril a Reitora da UE integrou a delegação portuguesa encabeçada pelo ministro da Educação, Nuno Crato, que levou a cabo uma visita oficial de três dias a São Tomé e Príncipe.

As relações de cooperação entre a UE e São Tomé remontam a 2005, tendo-se assinado nesse ano um Convénio de Colaboração entre a academia alentejana e o Instituto Politécnico de São Tomé, prevendo a colaboração em diversas áreas, com um foco especial na formação de professores.

Publicado em 12.10.2015
Fonte: GabCom | UÉ