Foto: Cristina Brázio
Antigos alunos unidos por uma rede e por um portal
Portal e Rede de antigos alunos apresentados na Universidade de Évora

Os antigos alunos da Universidade de Évora podem a partir de hoje participar na vida da universidade, mantendo uma ligação à academia que os diplomou, através de uma rede e um portal apresentados pela Reitoria.

A apresentação do portal esteve a cargo de João Nabais, Pró-Reitor da Universidade de Évora que salientou que “o objetivo da rede é aproximar a UE dos seus diplomados, abrindo-se portas à criação de sinergias e ao reforço dos laços entre a Universidade e os que aqui estudaram. O Pró-Reitor responsável pelas relações com a comunidade revelou-se confiante no crescimento e afirmação da rede, referindo que esta “se vai tornar, num futuro próximo, num importante meio de comunicação entre os diplomados e a Universidade de Évora”.

À margem da apresentação do portal decorreu um debate que contou com depoimentos de antigos alunos da academia eborense. Carlos Zorrinho, António Dieb, Cesaltina Frade e Ana Margarida, pertencem a gerações diferentes de alunos, mas ambos salientam a importância dos antigos alunos continuarem a participar na vida académica.

Carlos Zorrinho, Professor Catedrático da UE, referiu “ser uma honra ser um dos milhares de embaixadores desta casa”, salientando a proximidade entre alunos e docentes e o facto de Évora ser uma cidade universitária património mundial como grandes vantagens de aqui se estudar.

António Dieb, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo destacou o facto de “esta rede poder contribuir para a criação de um espírito de escola quer permitirá quer à universidade, quer aos seus alunos afirmarem-se a outros níveis.”

Cesaltina Frade, atual diretora dos Serviços Administrativos disse que “é uma honra ser antiga aluna da UE.”
Ana Margarida, atualmente a trabalhar num ginásio da cidade destacou o facto “de esta rede permitir que não se perca o contacto com os antigos colegas.”

A gestão da rede e portal dos antigos alunos fica a cargo do Gabinete de Integração Profissional e Antigos Alunos (GIPAA). O portal está disponível em www.alumni.uevora.pt.

Publicado em 21.01.2014