Cristina Pereira Pedro - Prémio Prémio Científico Casa da América Latina/Banco Santander Totta 2014

Cristina Pereira Pedro, de nacionalidade portuguesa, destacou-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentado na  Universidade de Évora. A tese estuda a probabilidade de ocorrência de crises bancárias na OCDE, o endividamento dos bancos e o incumprimento verificado no crédito que concedem.

Alexandre Mascarenhas, Cristina Pereira Pedro e Francismar Lopes de Carvalho são os vencedores do Prémio Científico Casa da América Latina/Banco Santander Totta 2014. Os estudantes de doutoramento foram premiados, respectivamente, nas categorias de Tecnologias e Ciências Naturais, Ciências Económicas e Empresariais e Ciências Sociais e Humanas.

O Prémio Científico Casa da América Latina/Santander Totta visa distinguir dissertações de doutoramento realizadas por candidatos latino-americanos ou portugueses, que desenvolveram trabalhos científicos de interesse mútuo para Portugal e a América Latina. A cerimónia de entrega do prémio será realizada no final do ano, em Lisboa, em data a anunciar. Cada vencedor recebe um prémio de 5.000 euros.

Esta foi a quinta edição do Prémio Científico, que tem vindo a consolidar-se ano após ano no panorama universitário internacional. Nesta edição, foram recebidas 86 candidaturas de doutorandos oriundos de nove países.

Os vencedores foram escolhidos por um júri constituído por Luís Bento dos Santos, Administrador do Banco Santander Totta; Manuela Júdice, Secretária-Geral da Casa da América Latina; João Guerreiro, Reitor da Universidade do Algarve; João Proença, Director da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; e Pedro Cardim, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Publicado em 07.10.2014