Ueline
Jornadas de Gestão da UE debatem crise

“A tomada de decisão em contexto de crise”

“A tomada de decisão em contexto de crise” foi o tema da 10.ª edição das Jornadas de Gestão, um evento que se tem vindo a afirmar ao longo das edições como uma ponte entre a Universidade de Évora e a comunidade e onde foram reconhecidos alunos de Gestão da universidade e empresas da região.

A crise que o país atravessa serviu de mote aos painéis das jornadas. A diretora do departamento de Gestão, Prof.ª Raquel Lucas, considera que se trata de um tema fundamental e que deve ser visto como uma oportunidade e não de uma forma passiva e resignada, cabendo às universidades repensá-lo e fazerem um esforço acrescido para garantir a sustentabilidade das organizações, gerindo o presente e antecipando o futuro.

A propósito do tema em debate, o vice-reitor da Universidade de Évora, Prof. José Manuel Caetano, referiu na sessão de abertura que a UE vem sentindo os impactos da crise, com uma “substancial redução do financiamento proveniente do Estado” destacando o “papel exemplar” na contribuição para as quebras de financiamento público da UE do departamento de Gestão graças à transferência dos ensinos ligados à Gestão para outros países, permitindo um reforço financeiro. O vice-reitor destacou ainda o “percurso e atitude exemplar” no campo da investigação por parte dos docentes desta área e o acréscimo de publicações científicas, um “caminho que a UE deve seguir”, e no que diz respeito à transferência de conhecimento, por via de assinatura de protocolos e contratos.

Na 10.ª edição das jornadas de Gestão foi feito um reconhecimento à empresa Vale da Rosa, ao antigo aluno, Nuno Rebocho, licenciado em 2000, pelo percurso que fez depois da Universidade de Évora e pelo espirito empreendedor. Foi ainda reconhecido, pela melhor média, um aluno do 1.º ano de licenciatura.

UEline

Publicado em 12.04.2012